2 de julho de 2015

EMA VEM TODOS OS ANOS (2014) - diversão diversificada na diversidade

Há já quase um ano que Ema Vem Todos os Anos foi publicado, desde então que fiquei por escrever uma observação sobre o livro, sendo por isso mais que tempo de fazer a sua apresentação neste meu antro cultural nada modesto.

Por ocasião do 20º aniversário da Ku Si Mon Editora, para marcar a efemeridade foi publicado o livro Ema Vem Todos os Anos.

A Ku Si Mon é uma editora guineense que faz milagres no que eu chamo de deserto literário guineense (cada vez menos desértico, é certo, como se poderá comprovar pela quantidade e qualidade do textos constantes no livro) e a MAIOR editora da Guiné-Bissau.

EMA VEM…. é uma coletânea composta por vinte e três contos, reunindo onze autores: Uri Sissé, Flora Ernesto, Nelson Fernandes, Marinho de Pina, Andrea Fernandes, Claudiany Pereira, Idy Mbonh, Anita Gomes, Hildovil Silva, Raul M. Fernandes e Abdulai Sila.

EMA VEM…. traduz-se desta forma numa diversificada sensibilidade literária e variação de estilos, passando por vários tons da vida, do cómico ao trágico. Cada história encerra um mundo, pensamentos, universos idiossincráticos… uma miscelânea de situações e de momentos que retratam o homem: um princípio em busca do seu fim – razão porque identificamo-nos de uma maneira ou de outra com os personagens.

A forma e o conteúdo no EMA VEM…. também varia de os mais simples e objetivos ao mais apurados e filosóficos, o que torna mais rico o livro.

Participei no EMA VEM…. com quatro contos, inspirados em fontes variadas: do absurdo do Pittigrilli, da objetividade de Tchekhov, à realidade que me envolve. Todavia, gosto particularmente dos contos: O Comboio da Memória  e Um Estranho na Minha Cama, de Andrea Fernandes e Flora Ernesto, respetivamente.

EMA VEM…. é um livro para ser lido, com autores para serem conhecidos e outros para serem reconhecidos.



Quem quiser adquirir o livro pode fazê-lo através de: kusimon@kusimon.com ou manifeste aqui o interesse.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...