28 de setembro de 2012

ADOLF LOOS - ARQUITECTURA DE PRIMEIRA

NOTA INTRODUTÓRIA

Loos foi um dos primeiros arquitectos cujas obras estudei demoradamente, e assim passou a ser o meu arquitecto de eleição, ao lado de Frank Ghery, e por motivos diferentes. Loos define o entendimento, a placidez, a ordem que eu vejo na arquitectura e Ghery define o oposto, o caos e o inexplicável. Gosto de um, e não entendo o outro, no entanto, este texto fala de Loos.

Como posteriormente verão, grande parte disto é um copiar-e-traduzir-e-colar de diversos sites na net, que no fim apresentam-se listados, no entanto a intenção era de fazer uma síntese sobre os trabalho de Loos, e eu, pelo menos, dou-me por satisfeito.

Entretanto para melhor admiração do seu trabalho aconselho que se procure imagens sobre as obras citadas, e ver com quanta maravilha ele trabalhava os interiores.


Contexto histórico



Nos finais do Séc. XIX e início do Séc. XX estava em voga o movimento chamado Art nouveau.
Art nouveau, chamado Arte Nova em Portugal, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitectura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque. 
Foi também por essa altura que apareceu o protoracionalismo, que designa um momento da história da arquitectura e do desenho que começa em 1910. Supõe-se ser uma continuidade e, por vezes, oposição a Art Nouveau, da qual se diferencia pela sua geometria e sua inserção nas artes aplicadas – o desenho industrial –, na tecnologia da construção e na urbanística.
Parece que o termo foi usado pela primeira vez por Eduardo Pérsico falando do Palácio Stoclet, construído por Hoffmann em Bruxelas, e das características desse edifício que poderiam construir os invariantes do protorracionalismo: ausência de génio, a coerência com a sua época, o abandono das formas clássicas, o emprego de novas técnicas e a luta contra os costumes de uma arte revestida com exuberância ornamental.
Esta nova atitude ante leva a aproveitar as possibilidades dos materiais (sobretudo do betão armado) para conseguir o seu programa de simplificação e de máxima economia; a simplificação das formas se traduz numa luta contra o desperdício e o supérfluo, mas por razões estéticas do que éticos e sociais. 
O protorracionalismo adere à geometria dos produtos mecânicos, estandardizados, modulares, unificados, propensos de serem repetidos, com as suas conseguintes implicações económicas.
E é neste movimento que se destaca a figura de Adolf Loos.



BIOGRAFIA DE ADOLF LOOS

Traços gerais

Adolf Loos, filho do canteiro Adolf Loos Sénior, foi um dos pioneiros da arquitetura moderna. 

É um arquitecto austríaco do início do século XX, ficou na história tanto pelas suas obras como pelos seus escritos – Ornamento e Crime é o mais famoso de todos e foi considerado um escândalo aquando da sua publicação.

Após seus estudos em Dresden, passou três anos nos Estados Unidos, sofrendo influência sobretudo da escola de Chicago.
Foi precursor do Raumplan – o desenvolvimento da planta em diferentes cotas – ou seja distribuição da altura conforme as funções a serem desempenhadas pelo espaço; e pioneiro na negação do papel da intuição artística na procura de um estilo, confiando mais nas formas fundamentais usadas pelo homem desde os seus primórdios, por outras palavras, a funcionalidade em relação às necessidades do homem.
O estilo de Loos é um exemplo de rigor e coerência, tanto no nível teórico com no operativo. A sua obra representa uma demonstração de dois princípios fundamentais: a luta contra dos a forma de decoração e uma aversão social ao desperdício, e a tendência de demonstrar a independência da arquitectura a outras formas de arte figurativo, assinalando as propriedade figurativas inerentes a natureza dos matérias (as veias do mármores, as fibras da madeiras, as cores do estuque).
Loos é também, de certa forma, um dos pioneiros da arquitectura do interior, senão o pioneiro.
Um dos autores que mais o influenciou foi Otto Koloman Wagner.



Detalhada

1870                   Nasce em 10 de Dezembro em Brno, República Checa.
1887-1988          Estuda na Escola de Artes e Ofícios de Reichenberg.
1890-1893          Estuda na Escola Politécnica de Dresde, mas não conseguiu o diploma.
1896                   Estabelece-se em Viena como arquitecto. Colabora com Carl Mayreder.
1897                   Empenha-se a publicar ensaios polémicos sobre questões sociais.
1898                   Publica o ensaio A Cidade Potemkin contra a Arte Nouveau.
1899                  Projecta o Café Museum, chamado Café Nihilismus através da sua técnica de eliminação do supérfluo.
1903               Funda a revista Das Andere, Ein Blatt zur Einführung abendländischer Kultur in Österreich.
1903-1906          Realiza a sua primeira edificação propriamente dita, a Villa Karma.
1908                   Apresenta o seu famoso escrito Ornamento e Crime.
1910                   Começam as obras da polémica Looshaus na Michaelerplatz de Viena.
1911                   Responde aos ataques à Looshaus numa conferência em Sophiensaal.
1912-1914          Funda Bauschule (escola de Arquitectura), onde da aulas.
1920-1922          Continua os estudos na Escola de Arquitectura.
1921-1924          É arquitecto-chefe do Departamento de Urbanismo do Ajuntamento de Viena.
1923                   É Membro de honra do Salão de Outono, onde também expõe.
1924                   Demite-se do seu posto de Arquitecto-Chefe e muda-se para a França, onde vive com a sua mulher entre Paris e a Costa Azul.
1928                   É convidado ao primeiro Congresso Internacional de Arquitectura Moderna (CIAM) na Sarraz.
1930                   A cidade de Brno concede-lhe uma renda vitalícia em forma de saldo anual.
1931                   Publica-se a colecção de seus ensaios.
1931                   Uma doença venérea contraída em 1911 obriga-o a internar-se num hospital de Viena.
1933                   Morre em 23 de Agosto em Viena, Áustria.


CONCEITOS DE LOOS


Precursor da nova objectividade, procurou sempre a solução mais simples para seus projectos e métodos de construção, empregando apenas ocasionalmente motivos ornamentais como elementos articuladores. 

Adolf Loos manifesta uma postura oposta à de Gaudí. A sociedade, declara, não tem necessidade de arquitectura, mas de vivendas. Enquanto faltam vivendas será imoral gastar dinheiro transformando as vivendas em arquitectura. Condena as invenções originais, só os descobrimentos técnicos podem determinar mudanças nas formas de construção; considera a ornamentação um crime que pesa sobre a economia da construção; nega a arquitectura porque se não serve a necessidade prática é imoral, e se serve não é arte.
Acreditava que tudo o que não podia ser justificado pela razão era supérfluo e podia (e devia) ser eliminado. Pois a cultura resultava na renúncia às paixões. Assim a razão determinava a forma do edifício, onde não havia lugar para ornamentações. 
Esta concepção arquitectónica baseada na funcionalidade entrou em conflito aberto com a Secessão de Viena. 
Loos opunha-se ao movimento Art Nouveau, ao trabalho do arquitecto Joseph Hoffmann, mas admirava o trabalho de Louis Sulivan, com quem chegou a trabalhar.
Quando inaugurou seu atelier de arquitectura em Viena, em 1896, aplicou suas ideias estéticas às formas de construção.



CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS DE LOOS

A maioria das vivendas de Loos é definida por três conceitos arquitectónicos:
1.   Raumplan ou Planta Espacial – consiste na distribução das habitações com diferentes alturas dependendo das suas funções; este método poupa mais dinheiro e espaço.
2. Teoria de Aterraçamento – baseia-se na possibilidade de aceder ao terraço a partir de cada dormitório; reflecte o símbolo da liberdade pessoal
3. Teoria de Revestimento – funda-se na utilização de materiais para desligar as funções espaciais.
Outras características das suas obras são: a ausência de ornamentos no exterior; fachadas discretas mínimas e quase austeras; interiores opulentos, criadores de atmosfera e realizados com materiais valiosos.
Os materiais que ele mais usa são: mármore (negro, branco, amarelo, vermelho e verde), madeira (mognos, rebites e árvores da cereja), mosaicos dourados, cristal e ladrilho.

Loos esmera-se muito na ornamentação do interior.
Para Loos, o exterior era apenas o invólucro, uma pele que protege o valor interior. Daí o silêncio que as suas obras ofereciam à envolvente. Um silêncio que impossibilita qualquer comunicação com o interior, protegendo-o. A arquitectura de Loos insere-se naquilo que o próprio designou de arquitectura de máscara. Há uma face que encara o exterior e uma que encara o interior, ou seja, há uma máscara e uma estrutura que a suporta. É muito claro que um dos conceitos mais intensamente presentes nesta dicotomia é o limite. É essa fronteira entre interior e exterior que vai permitir a construção do íntimo. Loos: A casa não tem que dizer nada ao exterior; pelo contrário, toda a sua riqueza deve manifestar-se no interior
Loos rejeitava o exterior como algo a ser observado. Não existem paisagens nas suas casas. Para si, uma janela era apenas uma fonte de luz. Frequentemente, Loos colocava um sofá junto de uma janela, de modo a que os ocupantes se posicionassem de costas, o que acontecia inclusivamente nas janelas viradas para outros espaços interiores, como sucede na zona sentada da sala de estar das senhoras na Casa Müller (Praga, 1930). As janelas eram geralmente opacas ou tapadas por cortinas translúcidas. A organização do espaço, e o modo como estava disposto o mobiliário fixo, dificultavam o acesso à janela. Todos os elementos se reuniam para concentrar o olhar e o corpo naquele espaço interior apenas. O olhar nunca era convidado a dirigir-se para o exterior.
Loos orgulhava-se do facto dos habitantes das suas casas não reconhecerem os seus espaços interiores pelas fotografias. Para Loos, era essa impossibilidade de fotografar um espaço que definia o que era ou não um interior.



PROJECTOS

Contámos cento e oitenta e sete projectos oficiais realizados por Adolf Loos durante a sua vida. Entre eles destacamos alguns dos mais conhecidos e polémicos.

1897                   Sastrería Ebenstein, Viena, Áustria
1899                   Café Museum, Viena, Áustria
1903                   Vivenda de Adolf Loos, Viena, Áustria
1903-1906          Vivenda Karma, Clarens, Suiça
1909-1911          Casa em Michaelerplatz (Looshaus), Viena, Áustria
1910                   Casa Steiner, Viena, Áustria
1912                   Projecto de actuação sobre a cidade histórica, Viena, Áustria
1912-1913          Casa Scheu, Viena, Áustria
1913                   Casa Horner, Viena, Áustria 
1919                   Projecto da Coluna de Chicago Tribune, EUA
1923                   Projecto de um edifício municipal, Cidade de México
1927-1928          Casa Moller, Viena, Áustria
1933                   A última casa, Praga, República Checa


Café Museum. 1899. Viena


A distribuição do espaço interior consiste principalmente em paredes de cor verde, móveis de mogno e de cadeiras de madeiras curvadas envernizadas de vermelho. Também usa trilhos de bronze no tecto, pelos quais passam cabos eléctricos. Usa uma secção transversal elíptica (em vez de uma secção de secção transversal circular) para aligeirar o efeito óptico das cadeiras, sem perder estabilidade. O local tem forma de de "L". Não usa ornamentos para a parte externa, que contrasta com o interior.
Trinta anos mais tarde, o biógrafo de Loos, Heinrich Kulka, concluia: "Café Museum é o ponto de partida para todo o projecto do design do interior."
   

Vivenda Karma. 1903-1906. Suiça

A esta construção uma planta foi-lhe adicionada e se ampliou 3,5 m por 3 dos seus lados. Esta vivenda é um exemplo excepcional da sua "teoria do revestimento". Usando o mármore abundante para revestir os pavimentos e paredes, madeira para paredes e para os tectos, assim como lâminas de cobre para o tecto da sala de jantar. O contraste dos materiais é realçado pelo desenho dos diferentes quartos: na superfície oval da entrada o branco, o preto e o vermelho do mármore contrastam com o mosaico dourado do tecto; no banheiro, o mármore granizado em preto e branco combinam com os painéis de madeira, do mogno e do tecto revogados no alvo. Usa a planta espacial ou o Raumplan.
  
Karntner Bar (American Bar). 1908. Viena

A fachada é caracterizada por uma espécie de cristal em forma de prisma sobre três portas de vidro do mesmo tamanho, sobressaindo. Separadas por quatro colunas revestidas de mármore vermelho, estão três portas de vidro iguais, de acabamentos em bronze. Usa a ilusão óptica no interior, através dos espelhos dispostos paralelamente, multiplicando consequentemente a composição do tecto adornado com artesanatos com partes de mármore amarelas e brancas. Usa uma variedade dos materiais, entre eles: mármore, ónix, mogno, bronze, espelhos de cristal e seda para as lâmpadas murais. A barra ocupou 1/3 da planta. O jogo subtil de Kartnner bar movimenta-se entre dois pólos opostos: decepção óptico e certeza técnica. Usando espelhos introduz a dúvida no limite da forma. Consegue esse espectáculo com a técnica que aplica. É a estrutura que sustenta o cenário.


Casa em Michaelerplatz. 1909-1911. Viena

Este edifício é um dos mais famosos de Loos. Estava formado por quatro plantas de habitação na zona superior e por três plantas comerciais na inferior.
Aqui o Raumplan foi usado em grande escala. Foi construída em betão armado e conta em uma distribuição flexível por meio das divisórias.
As três fachadas são divididas em duas porções de acordo com sua decoração: na zona comercial o edifício está revestido de mármore; na zona habitacional, são providas apenas por um estuque liso, distinguindo consequentemente a função pública da privada, usando materiais diferentes.
A ausência da ornamentação do edifício, criou uma grande controvérsia, até houve quem chegasse a comparar esse edifício com um celeiro.
  
Casa Steiner. 1910. Viena

A Casa de Hugo Steiner é um dos mais significativos e reconhecidos trabalhos de Loos. Devido à severa e avançada modernidade na forma, foi adoptado na história da arquitectura contemporânea como exemplo da fase de transição e da antecipação da linguagem Racionalista.
Na medida que as autoridades apenas davam permissão para uma casa de um andar com um telhado de mansarda, e os clientes queriam um programa espacial compreensível o resultado foi esta invulgar peça de arquitectura.
Loos arquitectou um telhado de metal que ia do rés-do-chão ao tecto, na frente da casa, mas que por fim foi substituído por um telhado de madeira e cimento. No entanto foi possível o desenvolvimento do jardim na frente dos três andares.
O desenho da fachada que dava à rua seguia as prescrições municipais que autorizavam somente determinada altura aos edifício no distrito de Hietzing. Então, Loos usou um truque que consistiu em construir a um telhado em forma de um quarto de um cilindro, unindo a fachada principal da planta com a fachada de três metros de alturas que dava ao jardim. A fachada tem o estuque liso e uma aparência excêntrica pela distribuição irregular das janelas.
À primeira vista tem-se a impressão de que a fachada é simétrica e a distribuição da planta é assimétrica. No interior usou os tapetes orientais, móveis ingleses, vigas à vista de cor castanho-escuro e um artesanato em madeira de carvalho.   
Em resumo, o carácter de ruptura e inovação deste trabalho deriva de uma analítica e selectiva reflexão histórica, e não do desejo de negação da história no qual a Bauhaus iria construir as suas teorias após a guerra, e ainda menos da aderência ao funcionalismo.

Coluna do Chicago Tribune. 1922. Projecto não realizado

Este projecto (um arranha-céu de mais de 400 metros) é uma proposta a um concurso internacional de arquitectura. Consistia em uma coluna grega, construída com granito preto, liso e lustrado. Quem ganhou o concurso foi um projecto de um arranha-céu neogótico  que reflectia mais o gosto dos EUA na altura.

Casa Josephine Baker. 1927. França.
O revestimento da casa foi feito em placas de mármore horizontais preto e branco dirigido conscientemente ao envolvente. Loos considera esta casa como um de seus melhores trabalhos, por causa das suas sequências das escadas, de seus múltiplos efeitos visuais, da piscina privada interior e da sua janela zenitais.

Casa Moller (1927-1928). Starfriedgasse 19 Viena

Esta casa tem a fachada principal simétrica. Opõe-se totalmente à fachada do jardim, que é provada, aterraçada, quer dizer projectada a criar. Usa o para criar as paredes exteriores. Na planta superior, da entrada ao vestíbulo, chama muito à atenção porque apresenta cinco mudanças de sentido de 90º, pois dali se comunica com diversos compartimentos e com jardim aqui. Empregou diferentes tipos de madeira para revestir a parede e os pavimentos.





Obra de eleição

Casa Muller 1928-1930. Stresovice, Praga

Esta vivenda foi elogiada pela sua fachada cúbica. A criação do dos seus espaços não foi compreendida e assim qualificada como não moderna.
Loos separou a zona reservada à família da do pessoal, usa o Raumplan, com o qual jogou aqui de maneira inovadora. Usou materiais tais como pedras na parte exterior da entrada, azulejos verdes no vestíbulo, mármore e mogno.
Adolf Loos tem uma forma aparentemente simplicista de optimizar o espaço,  entretanto as soluções que apresenta revelam uma cuidadosa observação, que se revela no modo como as diferentes divisões se articulam, através de uma comunicação, podemos dizer assim, sóbria. Observemos as plantas abaixo.
A planta da Casa Muller tem uma particularidade interessante de os espaços serem mais progressivamente mais fechados a partir de um certo compartimento.
Esse fechamento não se dá apenas em termo da superfície, mas também do volume, espaços mais amplos têm maior pé direito.
Através da sua arquitectura, Adolf Loos faz, digamos assim, as delícias do engenheiro, pois as estruturas não são complicadas e são bem racionalizadas. Ele costuma estudar as suas obras através de plantas e diversos cortes, para assim aplicar melhor a sua toria de raumplam.
  


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Há quem considere que Adolf Loos não foi em toda a medida um funcionalista, mas um tradicionalista que olhou para o futuro. De qualquer modo ele é um dos mais importantes arquitectos do Primeiro Modernsimo.
Ele foi também o mais mal interpretado e deturpado pelos fanáticos do Funcionalismo. Nunca condenou o ornamento em si mas sim a sua utilização epidérmica e desligada da realidade funcional e construtiva dos edifícios - e isto porque achava que uma obra arquitectónica não se esgotava na forma e que, consequentemente, a sua "morte" viesse com o virar da moda.
A obra de Loos teve uma enorme repercussão noutras figuras como Gropius e Le Corbusier.



BIBLIOGRAFIA
·         www.anneke.net/Loos
·         pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Loos
·         mega.ist.utl.pt/~irri/bio.html
·         architect.architecture.sk/adolf-loos-architect/adolf-loos-architect.php
·         art.iit.edu/loos_exhibit/LoosExhibit.jpg
·         blog.uncovering.org/archives/2006/08/kiss.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...