30 de janeiro de 2012

AUTOCAD VS REVIT VS ARCHICAD VS SKETCHUP

Uma pergunta que quase sempre respondo é: qual das quatro ferramentas supracitadas é a melhor. Bem, como alguém com practicidade respondeu e como eu respondo: o melhor é aquele que souberes melhor usar. O problema é que por vezes são alunos do primeiro ano a fazerem-me a pergunta, o quer dizer que não sabem usar nada e estão num terreno de experimentação e querem descobrir em qual dos quatro investir. Pois bem, eis o meu conselho: 

AUTOCAD
Autocad é a ferramenta mais conhecida e mais usada nos ateliers, aliás praticamente todos os atelier usam. O Autocad além de servir para arquitectos, serve também para engenheiro, é uma ferramenta de comunicação indispensável. O problema no autocad é a documentação do projecto, considerando que não há uma ligação directa entre o 2D e o 3D, querendo dizer que se faz um por vez.
Não há como escapar do autocad.

REVIT e ARCHICAD
O Revit e o Archicad são ferramentas poderosas e que poupam bastante tempo na documentação do projecto, na medida em que, quando se faz alterações no plano bidimensional, as mesmas acontecem imediatamente no plano tridimensional. Ou seja, o programa faz o 2D e o 3D ao mesmo tempo, ganhando ao autocad nesse sentido, além de que é possível exportar os desenhos posteriormente para autocad. Sendo assim que perceber muito bem de revit e archicad, não precisa de perceber muito do autocad para se dar bem com o desenho técnico, ilustração e documentação do projecto.
Os dois programas são similares, e ainda não sei dizer qual é mais fácil de usar ou de aprender, pois há coisas mais intuitivas num do que no outro, embora, de modo geral me pareça que ARCHICAD seja mais intuitiva. 


SKETCHUP
É o programa mais intuitivo que já vi. As formas são facilmente manipuláveis e com plugins e rubys pode-se fazer com maior velocidade tudo e mais alguma coisa. Para modelação em 3D é rápido e prático, para a documentação do projecto é praticamente inútil. Entretanto, tanto archicad como revit abrem ficheiros de sketchup, o que quer dizer, que se pode modelar no sketchup, mandar para archicad ou revit e documentar. Também o autocad faz a documentação do sketchup, podendo trabalhar em simultâneo, sendo que muitas alterações do sketchup acontecem logo na planilha da documentação do autocad, quando o ficheiros são ligados por x-ref.


Como veredicto, o REVIT e o ARCHICAD ficam em destaque.
Para quem gosta de projectar com formas simples, tanto faz usar como outro, mas para quem projecta com formas complexas e já conheça autocad, o revit é mais aconselhável, pois que tem integrado as ferramentas de modelação de archicad, loft, sweep, entre outros. A não ser que aprenda o archiform, ou então modele em outro programa que conheça e depois importe em archicad.


Entretanto, se eu fosse recomendar um programa a alguém, recomendava o REVIT, porque por ser da autodesk mais facilmente comunica com o autocad e com os outros, 3dmax, Maya, etc. Mas o melhor é saber quais são os programas mais requisitados no mercado de trabalhos e tentar aprendê-los em vez de perder tempo com um programa que só tu conheces, como o Bonzai 3D (embora bom), por exemplo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...